ONG faz ato contra a morte de PMs em Ipanema RJ

ONG Rio da Paz faz ato contra a morte de PMs na praia de Ipanema no RJ



Alecxander morreu ao reagir a um assalto em Itaguaí; Henrique bebia em um bar com amigos, em São João do Meriti, ao ser baleado; Fernando levava a sua moto para o conserto, em Campo dos 
Goytacazes, quando foi abordado por homens armados. Todos eram policiais militares em horário de folga e foram mortos em confronto com criminosos.

Entre janeiro e novembro de 2016, 134 policiais militares morreram no Estado do Rio de Janeiro –99 deles fora de serviço. Destes, 52 foram mortos em confrontos com criminosos ou atingidos por armas de fogo, informa a Polícia Militar.

Mesmo atividades cotidianas, como usar o transporte público, são consideradas perigosas para policiais. Diversos PMs relataram à ONG Human Rights Watch que evitam pegar ônibus e metrô fardados –com o uniforme, poderiam andar de graça– e carregar a identificação profissional por medo de serem reconhecidos.

"O medo de que criminosos os identifiquem como policiais durante um roubo, ainda que estejam sem farda, e de serem consequentemente executados faz com que reajam rapidamente, mesmo que enfrentem sozinhos vários criminosos", afirma a ONG no relatório "O Bom Policial Tem Medo".

O número de PMs mortos fora de serviço este ano já é 52,3% maior do que o registrado durante todo o ano passado, quando morreram 52 nesta situação, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em números absolutos, o Estado teve em 2015 o maior número de PMs mortos no país –em 2016, ao menos um agente morreu a cada dois dias.

"É extremamente perigoso ser policial", diz o sociólogo Ignácio Cano, coordenador do Laboratório de Análise da Violência da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), ao lembrar que no Rio assim como no resto do país a maior parte das mortes de policiais ocorre quando os agentes estão sem a farda –seja fazendo bicos, em conflitos privados ou quando reagem a assaltos.

"A polícia mata muita gente, há um excesso do uso da força. E os criminosos se vingam depois, quando os PMs estão fora de serviço e são reconhecidos como policiais."

O crescente número de policiais assassinados levou à abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) pela Assembleia Legislativa do Rio para investigar as causas das mortes.

Fonte: UOL/RJ

Postagens mais visitadas deste blog

Miliciano é morto após transmissão ao vivo no Facebook

O vereador Quinze de Caxias foi assassinado